Quem sou eu para sugerir que você leia este texto

Para começar eu sou a Nutricionista que não diz para todo mundo que é. Sim. Existem contextos e contextos nos quais vale a pena contar o que eu fiz na faculdade e aqueles que eu não chego nem perto de dizer.

E sabe por quê? Porque eu não sou reduzida a isso em minha vida. FELIZMENTE! E também não quero ser reduzida a isso aos olhos do outro. FELIZMENTE!

Também existe outro porquê. Que também tem tudo a ver com contextos. Existem pessoas que ainda acham que Nutricionista precisa ter um corpo x ou y, que nutricionista DEVE saber as calorias de todos os alimentos, que nutricionista nem chega perto de carboidratos e que só come salada e grelhado. (inocentes…)

Esse tipo de pensamento só me leva a ter certeza do porquê eu vejo tantas profissionais escondendo o que comem, postando nas mídias sociais um terço do seu prato real, indo a lugares para comer comidas ~ supostamente proibidas ~ e não querendo ser reconhecidas, fazendo seus seguidores quererem praticar restrições disfarçadas de atitudes com boas intenções, fazendo photoshop em suas fotos antes de postá-las nas mídias sociais, entrando no limbo das dietas restritivas e da prática de exercício físico como forma de purgação e até mesmo desenvolvendo formas de comer transtornadas e transtornos alimentares.

Se você conhece essas questões acima de alguma forma, mesmo em outras configurações é porque elas realmente estão presentes e são definidoras de muitas profissionais. Muitas vezes elas deixam de ser quem são, para se encaixar no que o mundo espera delas.

Ou seja: fazer Nutrição virou sinônimo de ser “PERFEITO”. Qualquer passo errado em direção à imperfeição deve ser colocado para “debaixo dos panos”.

E… me desculpem acabar com o barato de vocês, mas assim como Papai Noel, perfeição NÃO existe. E olha que estou me referindo a tudo! Não existe pessoa perfeita, alimentação perfeita e nem muito menos vida perfeita. Se você acredita que ser Nutricionista é isso, te convido a resetar o pensamento e pensar de novo. Porque está pensando errado!

Eu sou a Nutricionista que come (UAU). Pois é, eu como, eu passo por diferentes fases em minha vida: eu já emagreci de forma não saudável, eu já engordei de forma saudável (e não saudável), eu já não gostei do que via no espelho, eu já me incomodei (e incomodo) com algumas partes do meu corpo, eu já me aceitei, eu já tratei meu corpo com gentileza e eu já me senti inadequada alguma vez na vida. Porém, o que faz tudo isso ter sido vivido de forma leve foram os questionamentos que sempre tive em minha cabeça por trás de cada ação.

Isso porque quando a gente questiona o que sabe e busca sentido em nossas vivências, já vivemos um processo de mudança. De autoconhecimento. De crítica em relação ao mundo.

Instagram

Imagem: Google Imagens

E eu estou falando de critica real, tá? Porque tem muita gente que parece totalmente “para frente” e inspirador, e que na “vida real” não é nada disso. Lembre-se que é muito fácil criar um personagem quando se está por trás de uma tela. 🙂

É bom deixar claro que não é errado querer se sentir confortável na própria pele. Errados são os pensamentos e ações que por ora podem pairar em sua vida, te levando a praticar algo completamente ao contrário do que é saúde.

Desta maneira, se você está se deformando para caber na forma. Cuidado!

Por isso, para terminar, volto na questão de ser Nutricionista.

Se você é, lute para que a profissão não seja reduzida a emagrecimento e modelamento de corpos. Mas de forma real, tá? Não queira fingir pelo fato de que movimentos de empoderamento de corpos estão crescendo e você vê nisso uma oportunidade de trabalho.

Ansiedade

Imagem: Pinterest

E se você não é. Lute ainda mais! Não queira ser levado a pensar que é inadequado, incapaz de chegar a peso x ou que precisa fazer de tudo para chegar em um padrão que nem é o seu. Procurar um Nutricionista não deve ser sinônimo de sofrimento, de bronca e nem muito menos de ódio ao corpo, mas de saber que você estará sendo direcionado a passar por desafios que te leve a atingir um determinado objetivo de forma saudável, gentil e pacífica (de forma real).

Nos vemos no próximo post.

Anne. 🌼

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s