PorQue Você Não Deveria Comparar Alimentos! O Caso Do Pão e Da Tapioca

Salvo em casos que são dois alimentos idênticos e você precisa entender melhor a sua composição, fazer aquela clássica “issoxaquilo” ou “substituaissoporaquilo” vai continuar espalhando a ideia de alimentos bons e ruins no mundo. E tudo depende de um contexto.

Ahh e também salvo em casos que você quer desmitificar essa questão, também acho muito válido. Mostrar o real significado de cada alimento e dizer que os dois podem caber em uma dieta, é lindo.

Mas vamos para um exemplo. O clássico: pão francês e tapioca.

tapioca-e-pão-francês

Antes de mais nada, os dois alimentos têm o seu valor, tanto nutricional, quanto (e principalmente) cultural. E vocês lembram que alimentação não é só ingerir nutrientes, né? Porque essa é uma premissa básica da nutrição.

Primeiro que é muito complicado da nossa parte dizer que pão francês e tapioca são carboidratos simples. Isso é desserviço, pois essa classificação já está ultrapassada e porque eles não são mesmo. Os dois contém, principalmente, amido em sua composição (um vindo do trigo e o outro da mandioca). E além do amido, também podemos encontrar outros tipos de carboidratos. Por mais que esse amido possa ter uma taxa de absorção mais alta do que outros alimentos, é muito errado dizer que ele é apenas e somente “carboidrato simples.”

O amido é um homopolissacarídeo composto pelos homopolímeros de glicose: amilose e amilopectina. Claro que ele é uma forma de estocagem da glicose, para ser utilizada como fonte de energia. Porém, direi novamente: diminuir ele a apenas “carboidrato simples” não convém.

A segunda questão é dizer que você tem que trocar um pelo outro pelo fato de um ter mais proteína (ligeiramente mais). Porque, na boa, existem outras fontes proteicas que cabem muito mais na dieta do que querer ter proteína pelo trigo do pão. Eu não acredito que essa seja uma razão muito forte para você preferir um pelo outro.

Outra grande questão é colocar as fibras para jogo. Mas, pera aí! Será que existem fibras no pão francês e na tapioca? Bem, nossa Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2011) nos traz as seguintes informações: em 100g de pão francês, encontramos aproximadamente 2,3g de fibra alimentar. Já na tapioca encontramos apenas traços de fibras. Porque é claro que na goma de tapioca (polvilho), existe pouquíssima fibra.

Eeeeta jesuis! Então quer dizer que a tapioca é um lixão, né? Epa! Não! Claro que não! Apesar de ela ter sido bastante endeusada em uma época, a tapioca não é um superalimento e nem o pior deles. Como eu disse: tudo dependerá de um contexto.

E o pão francês é a 7ª maravilha do mundo? (eu concordo que é pq apenas amo kekekeke) Mas não, né gente? Ele é um alimento como qualquer outro. Você pode um dia comer pão francês, no outro comer a tapioca. Tudo certo!

A grande questão aqui é parar de querer sempre dizer que um é melhor e o outro é pior. Existem pontos a serem discutidos! E todos esses pontos podem nos levar a indicar um ou outro, dependendo da individualidade do paciente.

Nós estamos reduzindo a alimentação em substituições. Em dizer que um alimento é bom e o outro ruim. Vocês sabiam que a proibição traz uma certa “fissura” por algo, né? Experimenta aí ficar uns dias totalmente em restrição sem comer algo que você ama. Te garanto que chegará certo ponto que você quererá tanto aquilo que poderá entrar em uma cilada de consumo exagerado.

E não vem me dizer para o paciente comer só metade do pão e tirar o miolo. Pelo amoooor de Deus. Porque ele vai comer só a casca véia do bendito? Me poupe.

É muito mais fácil ensinarmos a pessoa a entender sobre os alimentos e inseri-los em sua rotina com autonomia, com permissividade. Porém, esse ainda é o jeito que menos se ganha dinheiro, né?

Nos vemos no próximo post.

Por uma Nutrição mais saudável,

Anne. 🌼

 

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