Nutrição e sua Visão Distorcida da Realidade

mulheres lindas

Me formei no curso de  Nutrição há poucos meses e tem dias que sinto uma desilusão amorosa profunda ao curso. Não pela ciência e seus achados, mas pelo que as pessoas vem achando que é nutrição. Primeiro que nutrição não é só tomar suplementos, comer barrinha de cereais, fazer detox e colocar whey no bolo. É se alimentar com prazer, bem e ter consciência daquilo que está comendo e o porquê disso.

maravilha magra gorda
Aiii gente, para né?

Do mesmo jeito que alguém pode estar acima do peso e não ter nenhuma morbidade, uma pessoa dita como magra pode tê-las. O que eu fico triste, e bem triste é como isso vem sendo tratado. Divulgar imagens extremistas pode trazer muito mais que choque, pode levar pessoas à depressão e à compulsão alimentar. (Analise bem as imagens mostradas abaixo.)

mulheres

Falo por mim. Toda vez que vejo uma nutricionista (até porque nem levo em consideração leigos e artistas: cada um tem seu objetivo) postando imagens de pessoas extremamente magras, juro que sinto vergonha até de colocar uma roupa mais justa, ou ir ao clube, por exemplo. E se eu fico assim, imagina os outros.

mulher
Juro que não entendo essas imagens.

Saúde não é falta de gordura no corpo (até porquê a gordura em proporções adequadas ajuda intensamente no metabolismo), saúde é mais que isso. Se você, nutricionista quer dar credibilidade ao seu paciente, ao invés de mostrar imagens tão péssimas assim, tente incentivar de outras maneiras. Mostre que a alimentação pode ser feita de maneira e quantidades adequadas, mostre que a atividade física é um aliado do corpo e da mente. Tire da sua cabeça que perder peso é sinônimo de felicidade extrema, pois não é! A vida é muito mais que isso.

balança peso
A vida é muito mais que um número na balança. Reeducar-se é uma questão de saúde… a estética é consequência disso

Entender o problema e as necessidades de cada pessoa é a chave para o sucesso. Atacar alguém, denegri-la, fazê-la ficar sem comer e deixá-la se sentir inferior aos outros não te faz um bom profissional.

dieta
Motivação para fazer dieta? Tem certeza? Acho que não…

Só lembrando que eu acho de extrema importância e acredito plenamente no tratamento da obesidade. O que eu não acredito é na forma que isso vem sendo exposto na mídia.

Você concorda comigo? Ou não concorda? Deixe um comentário aqui! É só clicar no título do post! Vou adorar saber sua opinião!

___________________________________________________________________________

Por: Anne Paiva anne

____________________________________________________________________________

Anúncios

3 comentários sobre “Nutrição e sua Visão Distorcida da Realidade

  1. Anne linda! Parabéns pelo post! Me sinto extremante feliz de dizer que sinto (até hoje) o mesmo que vc. Pensamentos e frases de efeitos como esses citados por vc passam ideias no sentido de culpabilizar de maneira tão sutis que querendo ou não induzem ao um sério problema de saude (já abordado lindamente por vc aqui): os transtornos alimentares. Nutrição é Saúde! Nunca deve ser indutora de doença!
    OBS: ressalto ainda como vc já fez no post, sobre a necessidade de manutenção de uma faixa de peso adequada para diminuição do risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Mas fora isso: COMA SEM CULPA. Comida é prazer 😍

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s