Você É O Que Você Come? (Acho Que Não!)

comer

Começo este post com essa pergunta, que aparece centenas de vezes como uma afirmação. Até usei na faculdade, na época de “Anne caloura” uma camiseta com essa frase. Eu achava O MÁXIMO! Mas infelizmente, não tinha tanta maturidade de pensar sobre o assunto…

Elevar o que você come como condição de ser sua característica pessoal é uma das coisas mais bobas que você pode fazer na vida! Um alimento não vai te fazer melhor ou pior que alguém. Alimento é escolha, é cultura, é fome, é sentimento, é prazer.

você é o que você come

Você comer a batata frita do Mc Donalds com ingredientes vindos do petróleo não vai te fazer pior (ou melhor) do que alguém que come batata doce com frango em todas as refeições ou ainda do que alguém que toma shake da Herbalife (que nem é alimento, diga-se de passagem- isso é assunto para um próximo post ;P).

Os sentimentos alheios, as vontades e a vida em geral estão sendo indevidamente confundidos com as preferências alimentares das pessoas. Não se julgue melhor que outra pessoa por conseguir comer fruta 5 vezes ao dia, assim como você não deve se sentir inferior por ter compulsão alimentar.

comer

 

A educação em saúde, tomando por foco a nutrição deveria ser completamente pautada em escolhas alimentares para uma vida com mais amor próprio. Para uma vida na qual se saiba escutar o corpo! E, infelizmente, o que vemos é o patamar “comida” sendo empurrado “guela abaixo” como sinônimo de foco, de restrições (Uh lala DETOX) e de modismos.

frutas

Sou nutricionista e prezo por uma alimentação mais natural. Venho aprendendo a ouvir meu corpo, de tal forma que já consigo fazer escolhas mais saudáveis e com menos ingredientes nocivos ao meu organismo. Mas, posso dizer algo a vocês? Nem sempre isso é possível! Tem dias em que tudo que eu quero é comer um brigadeirão, ou uma pizza, ou a batata do Mc Donalds, e não me julgo pior que tal ou tal pessoa. Você também deveria não se julgar! Comer não é imoral, não é ilegal. Engorda? Pode ser, talvez…se alimentar com menos nutrição e mais calorias tem quilos a mais como consequência!

comer
Ahhhh! Sabe sim!

Saber comer e fazer escolhas naturais é a chave da questão! Caso você tenha essa dificuldade, não se encare como ruim! Você não está sozinho, definitivamente. Existem ótimos profissionais que podem ajudar! Fuja do Foco, Força e Fé vestido de whey e frango desfiado, você é mais que isso!

Não há vergonha alguma em comer aquele sanduíche que você tanto ama, ok? Tudo é uma questão de equilíbrio! Não existem comidas proibidas, existem aquelas desprovidas de valor nutricional! Quanto menos regras e julgamentos você colocar na sua alimentação, menos você terá vontade de comer tal alimento em excesso! É a relação mente-corpo-alimento.

 

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Por: Anne Paivashare

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Comecei um Detox…

detox

…de pessoas e coisas que não me fazem bem! hahahaha achou que era uma dieta daquelas que todo mundo está fazendo? Ah, eu acho que não! Mas vou explicar mais um pouco dessa moda para você.

A dieta detox começou de mansinho e logo se espalhou feito fogo no feno! (haha) Ela se caracteriza por um programa (disseminado por nutricionistas e/ou leigos) de desintoxicação do organismo feito através da ingestão de alimentos naturais e ricos em nutrientes (lembrando que todo alimento natural é rico em nutriente). Muitos dizem que o detox ajuda a liberar as toxinas presentes no organismo, dando aquele up no emagrecimento rápido e na prevenção do aparecimento de doenças.

detox water

Até aí tudo mágico, não é mesmo geração imediatista!? Mas, não vá pensando que uma semana, ou dois dias de detox vão limpar seu organismo e te deixar mais magro. O processo é muito mais complexo que isso. Estudo recente publicado no Journal of Leukocyte Biology mostrou que os sinais de uma vida não saudável persistem por muito tempo após a melhora da qualidade das refeições. E você aí achando que uma semana de detox vai mudar radicalmente sua vida e te fazer perder 7 Kg (que não são de gordura) ou te livrar de doenças do coração.

Obviamente, a ingestão de alimentos naturais faz um bem inenarrável para o organismo. Mas, hoje, a quantidade de aditivos tóxicos – como agrotóxicos em vegetais e hormônios em animais – é tão grande, que não podemos afirmar que a desintoxicação é real. Por isso, tenha cautela. Um estilo de vida saudável ajuda seu corpo a viver em sintonia com a saúde. Os bons hábitos não devem começar na segunda e parar na sexta! Eles devem ser para a vida inteira.

frutas

A ingestão de legumes, frutas e verduras, além do alto consumo de água não devem ser feitos com a intenção de compensar aquela pizza com catupiry ou a porção de batata frita com chopp do final de semana com os amigos! Ela deve fazer parte do seu cardápio diário, assim como também devem fazer parte todos os grupos alimentares (carboidratos, carnes, ovos, leguminosas, laticínios e lipídios).

“Tenha calma, respeite seu ritmo! Tome suco verde, ou coma a couve na salada. Faça uma caminhada diária. Durma bem. Sorria. Fique perto de pessoas bacanas. Ame sua família. Leia seu livro favorito. Emane boas energias. O detox estará feito!” (Anne)

detox

 

Ahhh! Só para lembrar: Há quem diga que uma dieta detox tem produtos industrializados, como iogurtes e molhos prontos. Ora, não caia nessa besteira! Se for para perder seu dinheiro, faça outra coisa.

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Por: Anne Paiva

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“Eu Não Como Comida, Eu Como Números”

anorexia

Começo o post de hoje com uma frase que me deixou preocupada: “A anorexia nervosa é a terceira doença crônica mais comum em adolescentes do sexo feminino.” Eu já sabia que era um transtorno muito comum, mas não tanto. Depois disso, fiz uma busca rápida no Google e fiquei ainda mais preocupada com a quantidade de blogs e sites que são “Pró Ana” (pró anorexia).

Esses blogs e sites são mantidos por meninas e mulheres (algumas vezes homens) que praticam anorexia e vêem isso não como uma doença, mas como um estilo de vida. Neles, a magreza excessiva é aplaudida e vista como inspiração, encontra-se dicas de apologia ao distúrbio que levam milhares de pessoas a perder a batalha contra a doença.

transtornos alimentares

Dietas hiper restritas (achei “cardápios com 150 e menos kcal a serem consumidas por dia), dicas de como evitar lugares e pessoas, desculpas para inventar aos pais, meios de fugir da comida, dicas de laxantes e diuréticos e até de medicamentos de hormônios para evitar que o metabolismo entre em platô (redução do metabolismo que leva a uma maior dificuldade de emagrecimento).

Primeiro, vamos tomar consciência da doença!

anorexia

Os transtornos alimentares são caracterizados por alterações nas atitudes alimentares e por marcante insatisfação com a imagem corporal. Dietas restritivas severas, ingestão alimentar irregular, aversões alimentares, compulsões e comportamentos compensatórios e de purgação são peculiaridades típicas dos transtornos relacionados à comida. A anorexia nervosa é um deles, vista como uma “amiga da mulher” e uma oportunidade para entrar nos estereótipos impostos pela sociedade atual, traz malefícios importantes à saúde, muitas vezes irreversíveis, levando à morte.

O portador do distúrbio apresenta comumente as seguintes características:

  • Restrição da ingestão alimentar com importante perda de peso;
  • Recusa em manter peso mínimo adequado para idade e altura;
  • Medo intenso em ganhar peso;
  • Distúrbio da imagem corporal;
  • Amenorreia em mulheres (ausência de menstruação em mulheres de idade fértil)

anorexiaComo a maioria dos jovens não estão preocupados com o amanhã, e são intensamente influenciados pelos corpos vistos na mídia e pelo ambiente social e familiar, não se atentam para os problemas que podem enfrentar devido à desnutrição desencadeada pela anorexia nervosa. Alterações endócrinas, gastrintestinais, alterações no sistema imunológico com redução dos mecanismos de defesa, diminuição da força muscular, anormalidades na mineralização óssea (comprometendo o pico de massa óssea e aumentando o risco de fraturas) e acometimento do músculo cardíaco são bons exemplos do que este indivíduo pode desenvolver.

Assim, deixo a mensagem de que deixar um pouco a pressa de lado e buscar hábitos saudáveis dentro de sua própria realidade ainda é o melhor método para alcançar seus objetivos.

Sua felicidade não deve ser vinculada à magreza excessiva. Se sua aparência é assim tão importante, que tal ter cabelos e unhas fracas e quebradiças, bochechas pálidas e sem forma, falta de curvas, ossos aparentes e fracos, mal hálito e dentes frágeis? Pense nisso. Extremismos não levam ninguém a lugar nenhum! Comer bem, com equilíbrio e consciência sim!

anorexia

Se você se identificou com esse transtorno, procure ajuda! Há evidências de que, com a restauração do peso, muitas das complicações clínicas dos transtornos alimentares podem ser revertidas. Assim, torna-se imprescindível o olhar atento de uma equipe multidisciplinar.

anorexia

“Toda sociedade tem um jeito de torturar mulheres. Nosso jeito é impondo a busca à perfeição. Isto não deveria ser desse jeito. Todos temos direito de viver sem ter nossos corpos criticados.”

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Por: Anne Paiva

 


Menos Refrigerante, Mais Amor Por Favor

refrigerante

Seguindo a frase do “Pequeno Príncipe” (adaptada por mim kkk) uma das metas do meu ano é abolir de vez essa “belezinha” chamada refrigerante! Sim, eu ainda bebo. Tentei parar por inúmeras vezes, mas infelizmente tem dias que eu não consigo resistir. Já diminui bastante o meu consumo, de tal modo que quando eu bebo me sinto inchada, às vezes meu estômago dói, sem contar nas celulites que se intensificam maravilhosamente 😦

Para alertar vocês e reforçar os malefícios para eu conseguir ficar sem beber…

refrigerante1- O refrigerante é riquíssimo em açúcar, sódio, corantes (principalmente o Caramelo IV – que é cancerígeno), acidulantes e outros tipos de aditivos alimentares. Evitando essas substâncias você também estará evitando obesidade, diabetes, hipertensão, síndrome metabólica e alguns tipos de câncer;

2- Beber refrigerante pode me fazer sentir fome antes da hora. E o que eu to querendo agora é ficar saciada por mais tempo e perder uns quilinhos. Quando absorvidos no intestino, e devido à grande quantidade de açúcar presente no produto, há maior liberação de insulina, levando à fome;

3- A ingestão frequente de refrigerantes além de poder causar cáries nos dentes (devido à quantidade de açúcar) e também pode causar sensibilidade;

4- Pode me envelhecer mais rápido (vários estudos vem mostrando que o consumo de refrigerantes pode causar envelhecimento precoce do material genético);

5- To afim de cuidar mais dos meus rins, fígado e ossos (depois que fiz estágio em Nutrição Renal fiquei mais de olho nisso). Beber refrigerante aumenta e muito as chances de ter cálculo (pedras nos rins), osteoporose, e sobrecarga hepática (podendo levar à esteatose hepática – com fígado não se brinca mesmo!)

Então… qual a solução?

sucos de frutas

Para mim que não sou viciada, é bem mais fácil. Porém, existem pessoas que conseguem beber mais de 2 litros de refrigerantes por semana. Se você é assim, nessa semana que tal diminuir para 1,5l? E na próxima 1l? Até conseguir ficar sem nem uma gotinha dessa bomba líquida?

Substitua o refrigerante por água e sucos naturais. Seu organismo agradece! Quem está comigo nessa meta? Levanta a mão e comenta aí embaixo!

refrigerante

Por: Anne Paiva